Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Portugal de lés-a-lés - Coimbra, Luso, Buçaco


Chegou a hora de usufruir do que é nosso, e de ir para fora cá dentro. Este ano, prometi a mim mesmo que antes de conhecer o estrangeiro, primeiro tenho que dar atenção a um dos países mais bonitos do mundo: Portugal.
Poucos são os portugueses que se podem ao luxo de dizer que conhecem todo o encanto do seu país. Eu não queria ser um deles. 
Conheço pouco, o que é quase nada, se contarmos com a dimensão do nosso território e com o encanto do mesmo. Do senso comum é sabido que de tão pequenos que somos (em tamanho), conseguimos ter de tudo: praias, montanhas, serras, campo, calor, frio, neve, floresta...viveremos nós no paraíso da Terra?
Tudo o que conheço resume-se a passagens esporádicas pelos sítios mais mainstream do panorama nacional. Assim, o underground está todo à minha disposição. E eu aproveito-me desta vantagem para começar a riscar o mapa de norte a sul.
"Ser português e não conhecer Portugal é como ser-se livre e não se dar conta." Esta poderia ser uma frase de qualquer grande personagem nacional, mas não! É minha!!!
Começo assim, este fim-de-semana por Coimbra e arredores.
Da cidade histórica à mata do Buçaco, todo vai ser alvo da minha atenção. 


O "programa de festas" prevê estadia no maravilhoso Bussaco Palace Hotel, uma aventura pedestre de mochila às costas pela mata, com passagem pelos jardins e floresta, a terminar no Luso. Um programa de relax no spa do hotel, seguido de um jantar no palácio (hotel). No dia seguinte, as atenções voltam-se para o centro histórico da cidade de Coimbra. Visita aos pontos turísticos da cidade, visita e almoço num dos melhores restaurantes de sushi em Portugal "Japonês", onde o meu amigo Ricardo é Chef, e me irá receber com um banquete digno de Rei. Com a Mealhada ali tão perto ainda conto ter tempo para a bela sandes de leitão para aconchegar o estômago no regresso à capital. O que vos parece?
Nunca antes tive tão ansioso que chegasse o fim-de-semana. Talvez porque nunca tive fins-de-semana como as pessoas normais...
Esta será com certeza a primeira de muitas rotas nacionais a desbravar. Contudo, esta é especial por ser a primeira e por antecipar tempos de luta e coragem que se adivinham, com novos projectos a rebentarem, e que vão depender da minha energia.
E o vosso fim de semana, como vai ser?   

Nenhum comentário: