Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Porque o ginásio não é só ferro!


Volvido um mês de ginásio, o balanço é tremendamente positivo, não pelos resultados visuais, mas muito mais, pelos resultados não visuais, e que só eu sinto. 
Como faço desporto desde muito jovem, e de alto rendimento, pensava que sabia quase tudo, no que à boa condição física através do treino diz respeito. Nada mais errado. Estava mesmo a léguas de distância da sabedoria que me permitisse alcançar uma performance desportiva mais positiva.
Quem me conhece sabe que sou completamente viciado em desporto, e não só em futebol. Por isso, agora que frequento o ginásio procuro aprender coisas que vão para além do tradicional puxar ferro, até porque tenho uns vestígios de pubalgia chata para debelar. Lesão que não dava sinal de vida há já alguns anos, mas que recentemente voltou a fazer-se sentir um pouco. Como o alarme tocou, fiquei sem perceber o que podia fazer mais para acabar de vez com ela, porque abdominais é comigo!
Mas como quantidade nunca quis dizer qualidade, os milhares de abdominais que já fiz, não valem de nada ao pé daquilo que tenho aprendido com um PT do mais profissional que existe, onde o conhecimento é bebido de uma fonte que parece não secar nunca. E onde eu vou beber todos os dias.
Desde já obrigado Marcelo (PT oficial da Mens Health).
Pois é, a quantidade de exercícios que tenho feito que iam para além do meu conhecimento, e numa semana as diferenças físicas são notórias. Coisas que parecem tão simples que quando as fazemos só de ver cansa. 
A grande ajuda que o Marcelo me tem dado ao nível do treino é a sua capacidade de adaptar qualquer tipo de exercício às necessidades do aluno, no meu caso às necessidades face ao futebol.
Por exemplo, talvez o maior ensinamento que adquiri nestes tempos, foi que abdominais de barriga para cima já passaram à história, e que não há nenhum desporto que nos peça para realizar tal movimento. Para além do facto de rebentar com os nossos abdutores. Daí o meu retrocesso face à pubalgia.
Então o Marcelo passou-me dezenas de exercícios em abdominal em prancha, que me deixam de rastos à 10ª repetição, ao contrário do que acontecia à 50ª nos abdominais convencionais.
Reparo agora que a minha estabilidade estava longe de ser a melhor, bem como a força do core abdominal.
Enfim, vivendo e aprendendo. 
O que é certo, é que agora, todos os dias vou ao ginásio com a certeza de que estou a treinar a sério.
Porque este Barão não quer guardar os segredos só para si, deixa aqui alguns videos de aulas do Marcelo:

Spiderman

Avançada inversa diagonal

Hélice a uma perna

Parece fácil né? Então experimentem...e depois digam algo.
Deixo-vos também o site da Mens Health TV, onde podem ver estes e muitos mais videos, para vos ajudar no vosso treino:

Não sei se já repararam que o Marcelo muito raramente utiliza máquinas...

Bom treino!


Nenhum comentário: