Powered By Blogger

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Imbróglio fiscal


Por vezes, sem sequer nos apercebermos, incorremos em transgressões à Lei que nos podem custar vários anos de vida, ou mesmo vários milhares de euros. É o caso de se pensar que está tudo de acordo com os trâmites legais, e quando por alguma razão se vai vasculhar o nosso cadastro, descobrimos que afinal somos parasitas da sociedade aos olhos da máquina fiscal do Estado.
Esta foi a minha mais recente descoberta!
Até ao dia de hoje, nunca fui trabalhador, pelo menos nunca perante a Lei. Desde os meus 18 anos de idade que venho desenvolvendo algumas actividades que me têm dado alguns rendimentos, mas todas de cariz não-profissional. Excepto durante 10 meses em que fui trabalhador dependente, e outros 10 em que fui independente. 
No primeiro caso, as responsabilidades fiscais ficaram todas a cargo da entidade em questão. E aqui, uma pessoa fica descansada quando entrega a declaração de IRS. No segundo caso, fui eu o próprio a abrir e fechar actividade (pelos vistos mal!).
Depois, durante todos os outros anos, como para todos os efeitos nunca tive rendimentos, nunca foi necessário entregar a declaração de IRS, visto que a Lei assim o menciona quando não atingimos o mínimo de 4000 e tal euros por ano.
A questão é que agora a minha contabilista descobriu que a minha situação fiscal é um novelo de lã, sem ponta por onde se lhe pegue!
Afinal, a tal entidade que em 2010 deveria ter encerrado a minha função na Segurança Social, ainda hoje não o fez...
Afinal, a minha actividade como trabalhador independente encontra-se aberta desde 2011, quando eu detenho um comprovativo de cessação com a data desse mesmo ano. Ou seja, as Finanças e a Segurança Social estão mal uma com a outra, no que toca à consonância com a minha situação fiscal...
Tenho agora conhecimento desta trapalhada toda, à qual eu era completamente alheio, e que me poderia levar à falência caso tivesse tido rendimentos declarados nestes últimos anos.
Só para terem a noção desta mixórdia, a Segurança Social tem dois números para mim!!! Não é óptimo??
Vários anos depois, vou lutar contra a máquina burocrática fiscal do Estado, mesmo sem ter culpa.
Mesmo ultrapassando esta confusão, adivinhem quem ficará sempre a perder!!???
Enfim...vamos a isto!    

Nenhum comentário: