Powered By Blogger

sábado, 13 de agosto de 2016

Yoku, Wazari e Ippon


Venho por este meio demonstrar um novo vício! 
Estes jogos olímpicos demonstraram-me que existe vida bem para além do futebol. E que vida!
O judo enfeitiçou-me. 
Mais do que qualquer outra modalidade olímpica, este desporto, nascido há largos anos no Japão (país que me diz muito), tem tudo o que um amante de desporto precisa para se apaixonar novamente.
Os nomes, as regras, o desportivismo, a elegância e a sua dificuldade, bastaram para que eu não pudesse perder nenhum combate nestes jogos.
Sabem aquela sensação de que parece que são vocês que estão na pele dos lutadores, que vos traz aquele nó no estômago e a ânsia de ver que, a qualquer momento, acontece um vencedor e um derrotado. 
Pois é, esta deve ser a modalidade que mais exige em termos emocionais e físicos dos atletas. 5 minutos é tudo o que têm, e que podem parecer escassos, ou perpétuos, dependendo do resultado no ecrã.
Esta tamanha complexidade e beleza, fez-me finalmente despertar um bichinho que há muito se apoderou de mim, mas que na hora da decisão, perante a minha progenitora, me levou a optar pelo futebol...não sei se bem, se mal...
Ganharam mais um adepto, e quem sabe um novo aprendiz. Se bem que nunca gostei muito de desportos individuais...cedo muito à pressão.
Não haveria eu de ser perfeito...  

Nenhum comentário: