Powered By Blogger

terça-feira, 17 de março de 2015

As novelas criam engarrafamentos!


Ainda arranjei uns minutos, para vos escrever uma pequena crónica sobre uma das maiores epidemias de sempre. Esqueçam o ébola!
Ainda sou do tempo em que os canais de TV abertos, apenas transmitiam uma novela à noite. Este registo, de tão pontual e escasso que era, tornava o pós-telejornal numa espécie de reunião familiar em frente ao televisor, para ver as cenas do próximo capítulo em comunhão. Sendo sincero, eu mesmo fui viciado em duas ou três novelas brasileiras à data.
Hoje em dia, o caso mudou de figura de tal forma que as novelas, sendo brasileiras ou portuguesas, parecem nascer das árvores, a contar pela quantidade que cada canal transmite ao longo do dia. Se as metermos todas num saco sem rótulos, retirando uma de cada vez e somando, arrisco um número diário a rondar a dúzia. 
Este formato deve ser tão barato que paga os shares diários.
Assim, temos novelas para todos os gostos, todas as idades, a todas as horas e até prevalecem sob as pausas publicitárias. Por este andar, qualquer dia, dão novelas nos intervalos umas das outras... Pena é o facto disto tornar as programações tão previsíveis. Já sabemos que na generalidade dos canais, após as 19:00, há rodízio de novelas com sotaque português até para lá da meia-noite.
Não sendo seguidor nem fã de nenhuma, faz-me uma tremenda confusão como as pessoas que o são, fazem para as verem todas ou escolherem uma. Eu como gosto de ver uma coisa de cada vez, para me deixar absorver a 100% pelo conteúdo, não percebo como alguém consegue discernir o que se passou no Rio de Janeiro 5 minutos antes, o que se está a passar em Lisboa agora e o que está previsto para Luanda daqui a 40 minutos...não será uma confusão que necessita de uma agenda, ou um clássico "anteriormente em...".
É que a juntar a isto, "ainda a procissão vai no adro" e já uma nova trama se anuncia para breve. É um fenómeno que acontece em catapulta. Não há pausas entre novelas. Antes, estas atropelam-se umas às outras. 
Contudo, sei de pessoas que não perdem uma desde 1998. E a estas pessoas queria prestar aqui a minha homenagem. Grande capacidade de absorção!!
Tomara eu que programas como "Portugueses pelo Mundo" tivessem o mesmo andamento.  Só existe um senão: o mundo é pequeno demais para tanta novela... 

Nenhum comentário: