Powered By Blogger

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Vodafone Paredes de Coura - o regresso do monstro adormecido



Há já alguns anos atrás que fiz uma promessa a mim mesmo. "Um dia irei ao Paredes de Coura". Ainda não vai ser este ano, mas com o passar dos anos, e com o que me impedia de ir a perder força, está mais próximo do que nunca a concretização dessa mesma promessa. Porque sou um homem de palavra!
O meu fascínio pelo Paredes, começou talvez há 10 anos atrás, quando um certo cartaz, do longínquo ano de 2005, juntou nomes como Arcade Fire, Queens of the Stone Age, Foo Fighters, !!!, The Roots, DFA 1979, Kaiser Chiefs, Pixies, Nick Cave, The National, entre outros. Esse cartaz foi, para mim que não estive presente, completamente mítico, e até hoje o carrego na mágoa. Difícil será juntar estes nomes todos, num festival como o Paredes de Coura. Por tudo: pelo espaço, pela mística, pelo ambiente...e repito, sem nunca lá ter posto os pés, e reunindo todas as suas características, este é sem dúvida o melhor festival de música em Portugal!
Para me agudizar ainda mais este apetite voraz sem freio, uma história de sonho é guardada comigo até hoje, por motivos de orgulho em ser amigo de quem o fez, e muita inveja à mistura. Pois bem, nesse mesmo Agosto de 2005, debaixo do calor tórrido do Cartaxo, um tal de JR encontrava-se sozinho nas largas milhas de deserto ribatejano, asfixiado pelas 4 paredes do quarto, quando a fartura de férias escolares já o aborreciam. Num dia normalíssimo, e sem planos nenhuns, eis que numa investida pela net decidiu ir ao Paredes de Coura, assim do nada, sem combinações prévias, e sozinho. Nem ele sabia daquela decisão, até ali. Apressou-se a comprar o bilhete, fez a mala, e informou a mãe que ia até Paredes de Coura uns dias. E assim foi, de um momento para o outro, e repito, sozinho com a sua mochila,sem conhecer ninguém, viu-se a assistir a concertos que seriam míticos, viu-se a fazer amizades no recinto, e a acampar numa terriola completamente desconhecida, até então. Ainda hoje, quando estamos juntos, relembramos este episódio. Quem em dera ter esta aventura para contar aos meus filhos, um dia!
Este foi talvez o último grande cartaz do Paredes de Coura, que até há bem pouco tempo, passou largos anos pelas ruas da amargura.
Agora a história parece voltar ao ponto de partida. O Vodafone Paredes de Coura 2014, espelha isso mesmo. A esperança de voltar a ser um festival de referência na Europa, onde muitas bandas se dão a conhecer ao mundo, e que passado alguns anos estão no TOP, como foram os casos de Arcade Fire e The National, em 2005.
Ora atentem bem neste cartaz:


Voltei a sentir inveja do tal JR, que a esta a esta hora estará a caminho do seu segundo Paredes. E logo num ano em que o festival me volta a deixar de rastos, por não puder ir.
Só assim de raspão, ressaltam-me logo à vista nomes como: Seasick Steve, Thurston Moore, Thee oh Sees, Franz Ferdiand, Killimanjaro, Black Lips, The Growlers...e Linda Martini!! Vê-los é sempre bom, mas já ouvi dizer que em Paredes se transcendem!
Fica a sugestão para quem ainda está de férias, e a mágoa da minha parte! 

Nenhum comentário: