Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

"Cão de caça em casa" digam lá rápido!

(Sushi)

Nesta coisa de ser amante de cães, e de tê-los realmente como uma das melhores coisas da minha vida, como que um complemento, gosto também de estar atento ao que se passa com os amigos de quatro patas das portas ao lado.
Assim, longe vão os tempos em que os cães de casa eram apenas restritos a raças mais clássicas. Afinal, quando se pensava em adoptar um novo membro da família, os primeiros pensamentos recaíam sobretudo sob caniches, pinscher, pastor alemão, salsicha, boxer, bulldog, golden retrivier, pitbull, doberman, rottweiler e o tradicional labrador. Todos fantásticos! Mas esta lista tem uma característica que felizmente tem vindo a ser apagada, e para a qual eu sou extremamente sensível por vários motivos: onde estão as raças de caça!??
Passo a explicar, até há dois anos atrás nunca antes tinha tido um cão em casa. Por outro lado, sempre fui habituado a contactar com cães, principalmente cães de caça. Muito por culpa do meu pai ser caçador desde sempre, grande parte dos meus dias de infância eram passados a tentar fazer amizade com os cães que o meu pai detinha religiosamente no canil. Sendo estes uma peça chave no desporto paterno, eram também estranhamente apreciados por mim, o que na época não percebia muito bem o "porquê", mas hoje consigo perceber claramente: eram cães de caça, rebeldes e extremamente activos, tal e qual como eu era. Depois, vem a parte menos importante, mas a que a maioria dá mais importância: são lindos de morrer...
Uma das coisas que me deixava triste era não poder trazê-los comigo para casa, ao que o meu pai prontamente respondia: "Eles são cães de caça Pedro, não são cães de casa". Triste ficava eu e eles, mas por isto sempre me mentalizei, inconscientemente, que cães de caça não se "davam" em casa.
Agora há distância de alguns anos, tenho vindo a constatar que, tanto o meu pai como o meu inconsciente, estavam totalmente errados!! Que alegria!!
A contar pela proliferação de raças de caça a serem adoptadas como cães de estimação, arrisco-me a dizer que são as raças da moda. 
Senão vejamos:
A maioria dos cães dos meus vizinhos variam entre beagles, bracos, perdigueiros, spaniel bretão, cockers, cavalier king charles, jack russel...
Esta lista vem contrariar em muito, a antiga tendência de rejeitar os cães de caça na hora de viver em casa, por serem os diabos do lar. Convínhamos que nos primeiros anos, seja qual for a raça, irá apresentar índices de rebeldia muito elevados. No entanto, a surpresa tem sido a elevada adaptabilidade das raças de caça aos lares dos seus donos. E olhem que falo por experiência própria. São sim cães que apresentam todas as características que nos levam ás lágrimas, das quais tanto gostamos, mas acrescentam uma vantagem que nenhuma raça, que não de caça, apresenta. É que, como geneticamente serão sempre cães de caça (mesmo vivendo em regime doméstico) são cães de matilha. Logo, adivinhem quem é que estes identificam como sendo os membros da sua matilha...os donos!!! Não nos largam um segundo. Sendo completamente dependentes de nós, o que torna a ligação dono/cão muito mais intensa.
Resumindo, tenho um cão de caça em casa, gosto e não me importo!      

Nenhum comentário: