Powered By Blogger

sábado, 29 de outubro de 2016

O poder nutricional da bolota portuguesa

Resultado de imagem para castanhas

Bom, pelos vistos temos o Verão de S. Martinho connosco.
AAAAHHHH o que eu espero por esta altura do ano!!
Não sou de grandes exigências, nem de iguarias muito dispendiosas. Para mim, desde que hajam castanhas assadas no inferno (sim, inferno e não inverno, assam mais depressa), para mim está bom...
Um dos meus pecados capitais prende-se com a minha gula em relação às castanhas assadas. Algo que, por não as ter experimentado este ano ainda, me deixa de água na boca só de olhar para a foto acima.
A minha consciência teima em não pesar quando toda a gente me alerta: Pah, vê lá, isso é bom mas engorda que se farta...
Who cares!!? 
Nunca reparei...
Este post serve para desmontar a tese, de senso comum, que diz que a castanha é algo imensamente calórico. É falso, e passo a clarificar:

"Do ponto de vista nutricional, a castanha, ao contrário dos outros frutos secos, é rica em hidratos de carbono complexos, sob a forma de amido e fibra, e contém pouca proteína e gordura. Por isso, tem menos calorias do que os outros frutos secos. De facto, 100g de castanhas apresentam cerca de 180Kcal, enquanto a mesma quantidade de amendoins ou amêndoas fornecem cerca de 570 e 620 Kcal, respectivamente. Por outro lado, cerca de 100 g de castanha fornecem, aproximadamente, um terço da dose diária recomendada de vitamina E, e um quarto da de vitamina B6. 
É ainda uma excelente fonte de minerais como o potássio e o magnésio. A sua riqueza em fibra faz com que uma pequena porção de castanhas seja suficiente para satisfazer o apetite, com a vantagem dos seus açúcares serem de digestão lenta, evitando uma subida rápida de glicose no sangue.
A castanha é um alimento útil em doenças renais, hepáticas e casos de gota. Sob a forma de puré, é bem tolerada por quem sofre de problemas digestivos.
Atendendo a que o consumidor actualmente se preocupa cada vez mais com os alimentos que consome, nomeadamente com a composição nutricional e com o efeito na saúde, a castanha é um fruto a eleger, não apenas pontualmente por tradição, mas como parte integrante de uma alimentação saudável."
Fonte: APN
Mais descansados?
Não têm de quê. Sal grosso para cima delas!!

Nenhum comentário: