Powered By Blogger

terça-feira, 21 de junho de 2016

Nerdices


Há cerca de alguns anos atrás, quando soube que no ano seguinte iria estrear uma série televisiva, baseada numa novela de fantasia, respeitantes às Crónicas de Gelo e Fogo, de um autor desconhecido, com mau aspecto, de seu nome qualquer coisa Martin...não sei porquê, mas fiquei com a pulga atrás da orelha. Logo eu que nunca fui fã de grandes fantasias.
De pronto, me apressei em investigar o que se tratava, e passados dois dias, já tinha os primeiros dois livros da obra. Uma semana depois, estavam lidos e prontos a serem substituídos por novos números.
A obra era de tal forma rara em Portugal, que tive que telefonar e percorrer os locais mais recônditos da capital, a fim de encontrar finalmente os exemplares. Por ser tão underground, tive que deixar encomenda para os restantes, pois só dessa forma iria poupar as solas dos pés.
Eu sou daqueles não-nerds que têm os livros originais das Crónicas de Gelo e Fogo. Aqueles com capas ilustradas, sem grande estética mediática. São livros que reúnem todas as características para estarem guardados na livrarias há 20 anos, no fundo do armário, passando anos sem nunca lhes passarem o dedo. 
Os meus cheiravam a pó. Só depois soube que a obra se iniciara em 1996.
Os primeiros livros eram publicados de 2 em 2 anos, mas com o desinteresse do público, George Martin começou a abrandar o ritmo e passaram a ter intervalos de 5/6 anos. 
Depois surge a primeira temporada de Game of Thrones e aí foi o sucesso que atrapalhou Martin, que desde então não tem mãos a medir, no acompanhamento das filmagens e na elaboração dos seus manuscritos.
Até à actual temporada, era eu quem lançava os spoilers junto dos amigos. Agora, ultrapassados que estão os livros pela história na Tv, se adormeço acordo com novos acontecimentos aos ouvidos...
Mas esse tempo irá acabar. 
O lançamento do 6º livro, acontecerá ainda esta Primavera, logo depois do último episódio, o homónimo "Winds of Winter".
Vou finalmente deixar a minha frustração para trás, e voltar a saber mais que a maioria. Sim, porque mesmo que o ponto de evolução da história seja o mesmo, eu saberei sempre mais pormenores que os comuns mortais, porque uma coisa é ver, outra bem melhor é ler.
Prometo que depois vos conto tudo!!
Quando me interessei pela obra, nunca pensei estar a pegar num livro que desse origem a um fenómeno de tamanho sucesso mundial.
O episódio de ontem foi exemplo disso mesmo.
Deixo-vos com o trailer da season finale, com a certeza de que quando voltar a falar deste tema, saberei muito mais que vocês, pessoas:



PS: Por este andar, não teremos final. Mesmo que o autor já tenha dito que já o escreveu, a sua idade não perdoa, e um dia pode ser tarde de mais Sr. Martin...

  

Nenhum comentário: