Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Momento Gustavo Santos




Crescer?
Esta a é a questão que se coloca ao longo da vida do ser humano.
Não raras vezes, esta é a palavra utilizada para descrever a alteração em centímetros da uma pessoa ao longo da sua vida. Na vertical até aos 18 anos, na horizontal a partir de então.
Mas esta é uma palavra, que no fundo do seu significado, não se restringe apenas a isto. Ela quer dizer muito mais de nós.
Podes ter 2m de altura ou de largura, e não teres crescido o suficiente. 
Crescer, significa para mim evolução (tolerar). 
Por isso, a vida dá-nos a excelente oportunidade a todos, de crescermos até ao dia da nossa morte. Crescer todos os dias sem parar.
Esse crescimento enquanto ser humano, passa por blindares o teu cérebro a tudo o que é acessório, e teres capacidade de interpretar e tirar conclusões, que te possibilitem olhar para trás e achares que foste mais pequeno ontem. 
No entanto, ninguém cresce sozinho. Sozinho encolhemos. Precisamos de tudo o resto para não pararmos de evoluir. Dos seres vivos e dos nossos semelhantes. São estes que nos permitem tirar conclusões e sabermos que todos temos algo em comum.
Para mim, com apenas 30 anos de idade, e alguns tantos de crescimento, a chave para essa evolução quanto ser humano, prende-se fundamentalmente, com a capacidade de respeitar todos os outros. Seja quanto às suas características, gostos, credos...
Quanto a mim, é a aqui que reside a evolução do ser humano. Esse é o verdadeiro Santo Graal da humanidade.
Não imponhas nada a ninguém a não ser felicidade.
Defendo que quanto mais capacidade tens em respeitar e compreender os outros, melhor vives e mais cresces.
É isso que tenho tentado fazer e tem dado bom resultado.
Tenta ao menos não olhar para as etiquetas ou rótulos. E vais ver que a tua vida passará em maior consonância com tudo.
Por exemplo, eu detesto touradas e tudo o que isso simboliza. Ainda assim, tento respeitar todos os amantes, mesmo que não os compreenda. Por outro lado, aprendi a olhar a homosexualidade como apenas mais um possível caminho para a felicidade. Sou obrigado pela minha consciência a compreender e respeitar.
Preocupa-te apenas contigo e com o que depende de ti. Foca-te na tua própria vida e nos teus. Esquece o resto, e faz um esforço para respeitares tudo o que se passa à tua volta. Não te preocupes, porque isso é algo que não tem relevância na tua vida.
Esquece se aquele é gay ou lésbica. Foca-te no que te pode fazer feliz, porque aquele sem pensar em ti, já o está a ser!

Nenhum comentário: