Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Fé a pé


Fé é fé, religião é religião, isto é ponto assente e não tem discussão possível. 
Não é esse o intuito deste post. 
Respeito algo que tento perceber a fundo, para que consiga, através da minha cabecinha, encontrar significados para entender as motivações e as crenças de cada um.
A religião é um assunto de tremenda importância, desde sempre. Está comprovado que o ser humano necessita de acreditar em algo transcendente para sustentar a sua vida terrena. Somos seres frágeis, que precisam constantemente de atribuir um significado a tudo o que nos vai acontecendo ao longo da vida, responsabilizando algo/alguém por isso, talvez porque não tenhamos fé suficiente em nós próprios. 
Tudo isto passa a um momento de maior intensidade, quando estamos em apuros...
Passando este momento Gustavo Santos, escrevo este post porque algo me intriga quanto à fé das pessoas em alguma religião ou crença. Até agora, sempre que questiono algum aspecto relacionado com a religião a uma pessoa com a sua fé, essa mesma pessoa elucida-me, e mesmo que continue com a minha visão da "coisa" fico sempre mais instruído e compreensivo.
Mas, no entanto, surge-me uma nova questão que por mais voltas que dê não consigo encontrar significado e isso está a deixar-me louco por ter este buraco em aberto no meu saber.
A pergunta que faço é simples:

Qual a explicação encontrada pelas pessoas de fé na religião católica, quando um peregrino morre na sua caminhada para Fátima, atropelado ou por outro motivo qualquer? Que interpretação lhe atribui os seus familiares?

Fico aflito em tentar encontrar lógica para um acontecimento destes, que não raramente acontece, nos caminhos que levam os fiéis e a sua promessa até ao santuário de Fátima.

Alguém que me ajude de uma forma pedagógica, sem fundamentalismos e sem se sentir ofendido. 

Nenhum comentário: