Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Espelho meu, espelho teu


Os meus primeiros minutos diários são sempre os mais produtivos.
Acordar pela fresca com o cérebro soltinho, permite-me prestar mais atenção ainda aos outros e a coisas que não têm importância nenhuma, mas que nos podem ajudar a compreender o mundo à nossa volta. Pelo menos tentar.
Pequenos pormenores que capto sempre que - tal qual stalker - tomo o pequeno almoço na varanda lá de casa. 
Entre várias coisas (nudez incluída) observo a rotina matinal das pessoas. E até aqui há diferenças entre homens e mulheres, diferenças que podem explicar o comportamento animal que difere ambos os sexos da mesma espécie.
Hoje, constatei mais uma vez tais diferenças, neste caso, de comportamentos nos primeiros minutos de mais um dia.
Se eles passeiam os cães enquanto aproveitam para bocejar e fumar o primeiro cigarro do dia, num passo tranquilo, deixam os filhos à porta da escola esperando que estes se dirijam ao interior, tendo ainda tempo para dois dedos de conversa com outro macho progenitor. Elas, bom...elas primam pela diferença de comportamento em relação ao sexo oposto.
O stress é palavra de ordem na manhã de uma mulher.
Claramente sobressaltadas pelo passar dos minutos, elas imploram para que os cães façam o que têm a fazer o mais rápido possível (com o ar de desespero de quando elas próprias estão aflitas também), em vez de fumarem, dão os últimos retoques no cabelo e maquilhagem em passo apressado, estacionam em cima dos passeios e correm com os filhos ao colo para os deixar do outro lado da estrada, dando tempo apenas para um beijo de fugitivo...
No entanto, existe um momento em que o tempo parece parar. Uma espécie de Matrix a que só as mulheres têm direito. Quando parece que o atraso é tal que já é meio dia, eis que existe o momento espelho/vidro. Momento em que todas - mesmo todas - que por mais pressa que aparentem, sempre que passam pelo seu reflexo param e olham para ver se aquela é mesmo ela, mas no seu melhor!!
Conferido por segundos, tudo volta ao stress habitual, já com o macho no seu local de trabalho.
Digam o que disserem, elas têm poderes!

Nenhum comentário: