Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Desabafo de um ex-amante do desporto rei


Quando há um ano atrás deixei o futebol, foram muitas as pessoas que me perguntaram o porquê dessa decisão. Limitava-me a dizer que estava farto, e que para mim chegava.
Depois de finda mais uma época futebolística, fico com a sensação de que não vos preciso de dar muitas mais explicações que justifiquem a minha decisão (que aliás tinha sido tomada no inicio da anterior época).
O futebol em Portugal está muito doente. Tem cancro em fase terminal.
Só quem viveu 23 anos neste mundo sabe do que fala, porque quem apenas é adepto não imagina nem metade da verdadeira realidade, e da podridão em que este desporto se baseia. A podridão que o alimenta e os reféns que toma...
Numa visão muito sóbria, o perfil do português não lhe permite ter acesso ao poder, porque tende sempre a usurpá-lo. Este é um dado histórico, que pode ser comprovado facilmente, desde o tempo em que O Rei "bateu na mãe".
Os sintomas são tantos que nem sei bem por onde começar. Mas, vou fazer um esforço para não me esquecer de nada que comprove o que eu digo.
Desde a forma como os adeptos se manifestam em todos os momentos (gerando quase um clima de guerra civil): dirigentes que se lambuzam no clube, que é de milhares de gente e não deles; atletas e reféns frustrados que tomam decisões em desespero de causa; a entrada em "campo" de actores que nem sabem o que é uma bola mas sabem muito bem o que são €s, tomam de assalto os clubes e as instituições; a falta de charme desportivo em que os intervenientes se encontram; o desrespeito pelo bom nome dos clubes; o desprezo pelos amantes do desporto...sei lá!
O desporto não é nada disto meus caros! 
Vivemos num mundo perigoso, onde até as coisas que em tempos nos fizeram distrair a cabeça, nos podem agora engolir!
Eu que lá andei, senti e vi um pouco de tudo isto, e como gosto muito da minha pessoa, tomei a decisão que (percebo agora) pecou por tardia. 
Foi uma questão de orgulho próprio, porque sou bem mais que aquilo que para ali andou a correr atrás de uma bola.
Resumindo em poucas palavras:

O futebol de hoje, é aquele onde se vêem clubes a prostituírem-se, se vêem jogadores a salivar, e se vêem adeptos que não vêem nada disto...  

Nenhum comentário: