Powered By Blogger

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Road to Oscars 2016


Mais um ano, mais uma cerimónia de entrega das estatuetas mais famosas do mundo. 
Este ano, por aqui, não vou voltar a mencionar a lista dos nomeados, porque isso já toda a gente sabe. Também não vou deixar aqui as minhas apostas, porque não tenho tido grande sucesso e cada vez mais acredito que os lobbies desta indústria têm um camarim gigantesco no backstage. 
Por isto, apenas vou mandar umas pinceladas acerca do que se ouve falar e do que já vi.
Desde logo, reparo que hoje em dia, sempre que a raça negra não tem os holofotes virados para si, a palavra racismo vem logo à tona. A palavra "racismo" está hoje na moda, mas deixou de ter tanto impacto como dantes, pelo simples facto de ter sido banalizada. As nomeações deste ano são apenas mais um acaso disso.
Com uma massiva campanha promocional e publicitária à sua volta, corto um dedo mindinho se este não será o ano de DiCaprio. Quase que se adivinha para melhor actor (finalmente, mas sem grande mérito desta vez), e para o seu "The Revenant" para melhor filme...vão corrigir erros do passado parece-me.
Se para melhor actor e melhor filme as coisas parecem encaminhadas, já na categoria de melhor actriz, tenho sérias dúvidas. Se Cate Blanchett é um nome sempre a ter em conta, ano após ano, Brie Larson pode discursar pela primeira vez, a meu ver.
Para melhor realizador, aqui não podem haver surpresas. Já que o melhor filme já estará entregue, "Mad Max" teria forçosamente que ser premiado. E aqui a distância temporal tem alguma preponderância nas escolhas. Mas George Miller tem que vencer o prémio, já que conseguiu pegar num clássico morto e revesti-lo de uma qualidade que não fazia parte dos outros filmes da saga.
O destaque foi feito nas principais categorias, ainda assim, devo dizer que Tom Hardy está nomeado, por erro, na categoria de actor secundário, dado que a sua prestação em "The Revenant" é superior à de Leo, mesmo sem tanto protagonismo.
Por último, não sei se existe alguma regra no regulamento que tabele as idades para os nomeados, mas talvez a maior injustiça da gala deste ano vai para a não nomeação de Jacob Tremblay, para melhor actor (já para não dizer premiação). Se calhar porque DiCaprio tentaria o suicídio ao vivo...grande futuro terá esta criança, que por ventura já terá feito um dos papeis da sua vida, em "Room".
Na categoria que mais me cativa: "Melhor Filme de Língua não inglesa", sendo os primeiros filmes que vejo, o meu destaque vai para o dinamarquês "A War" e para o colombiano "Mustang". Certamente de um destes sai o vencedor. Mas, "A War" arrebatou-me!

Sinceramente, já não ligo aos Oscars como antes, mas todos os anos aposto os meus palpites em: http://oscars.canalhollywood.pt/ não custa nada, e podes ir laurear a pevide à pála...


Nenhum comentário: