Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O descrédito no desporto Rei


Quando um desporto tinha tudo para dar certo e quando as circunstâncias dizem cada vez mais o contrário.
Já fui fiel a esta religião. Hoje sou apenas menos um.
O meu descrédito neste desporto e em tudo o que se passa nos bastidores, vem de já de algum tempo atrás. Talvez por tê-lo vivido intensamente ou por dentro de mais...
Já não me considero sequer um apreciador da modalidade, visto que não consigo ver um jogo de futebol na televisão mais que 5 minutos, fartando-me de quase de imediato. Para mim perdeu o fascínio. No entanto, de tempos em tempos, bate a saudade e lá vou eu dar mais uma chance ao desporto, ao qual muita gente apelida de Rei. 
Todas essas chances têm que ver, especialmente, com amigos que lá deixei. Ontem, foi uma delas.
Na sexta feira passada fui ver o Belenenses-Benfica, ao estádio do Restelo, a convite de um amigo meu interveniente nesse jogo. Grato pelo convite não fui capaz de recusar. E como nutro um carinho especial pela águia, juntei o útil ao agradável e lá fui eu.
Levantei os bilhetes de oferta e dirigi-me à minha porta, sector e lugar. Qual não foi o meu espanto, que eram os elementos da claque da Fúria Azul, que fazia o crivo na hora de deixar passar os adeptos para os seus respectivos lugares. Estando eu e a minha companhia munidos do cachecol do Benfica, fui barrado e mandado de volta para trás, quase escorraçados dali. A polícia assistia a tudo isto impávida e serena. Queixámo-nos do sucedido a um agente da autoridade que se mostrou indiferente e incapaz.
Nesse momento, com a bola já rolar e sem forma de ir ver o jogo, dei por mim indignado mas a desistir.
Então resolvi ir colocar os cachecóis ao carro, respeitando aqueles que me desrespeitaram, e tentar novamente à paisana.
Já na zona de revista, em conjunto com os seguranças e polícias, lá estavam os membros da claque a revistar quem tinha cachecóis ou camisola do adversário.
Lá entrei, 10 minutos após o jogo começar.
No meio de tanta falta de respeito e maneira de receber os outros em sua casa, fiz um risco àquele clube, àquele estádio, e mais uma vez ao desporto Rei que me voltou a desiludir.

Um dia acreditei que o desporto era outra coisa, mas engano-me sempre que tento percebê-lo novamente... 

Nenhum comentário: