Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Links para a vida

Resultado de imagem para linkedin

Hoje é serviço público!
Não têm de agradecer.
Como quem não sabe é como quem não vê, faço hoje mea culpa pelo simples facto de ter passado ao lado (durante algum tempo) da melhor parte que a Internet tem para nos oferecer.
Já nos tempos de faculdade, ouvia falar de uma tal rede social para profissionais, de seu nome Linkedin.
Como já todos os meus colegas tinham o seu perfil carregado, fazendo disso motivo de orgulho e de falatório nos intervalos, achei que fosse apenas mais uma daquelas redes da moda, que só nos fazem passar o tempo com a vida dos outros. 
Por isto, dediquei pouco tempo para criar o meu perfil. Adicionei, de forma muito intuitiva, uma foto de perfil e gatafunhei alguns espaços por preencher. Já lá vão uns bons anos, o que reflectiu apenas mais um local obsoleto da navegação online.
Recebia sempre e-mails com alertas de conexões, mas apressava-me a apagá-los de imediato. Era como se não existisse...
Há cerca de um mês atrás, numa formação de dois dias que tive na FCT, percebi que estava "apenas" a desperdiçar a melhor rede social da Internet. Aquela que melhor retorno tem em relação ao tempo que passas em frente aos teus ecrãs. 
Aprendi também que um Linkedin bem cuidado e com alimentação diária, poderá trazer grandes oportunidades e abrir muitas portas.
Definindo:

 "LinkedIn é uma rede social de negócios fundada em dezembro de 2002 e lançada em 5 de maio de 2003. É comparável a redes de relacionamentos, e é principalmente utilizada por profissionais com o intuito de apresentar suas aptidões, de uma forma que outros profissionais da mesma empresa possam endossar, dando credibilidade ao conteúdo."   

Hoje, a Linkedin é propriedade da Microsoft, tem mais de 50 milhões de usuários em todo o mundo, e as suas acções, cotadas em bolsa, já ultrapassaram o rival Facebook.
Em Portugal, ainda é uma ferramenta desconhecida pela maioria da população activa, ou pelo menos pouco utilizada.
Arrisco-me a dizer que esta rede é das principais armas anti-desemprego dos nossos dias. 
Afirmo ainda que, se passasse-mos 1/3 do tempo que dispomos para Facebook, Instagram, Twitter, Tinder..., a alimentar o Linkedin, certamente que a vida profissional de cada um estaria mais perto da concretização.
O Linkedin é dares-te a conhecer ao mundo dos negócios, ao universo profissional e empresarial, mas também um espaço de auto-valorização, de troca de experiências e conhecimento, com amigos, ex-colegas de escola e empregadores.
É um espaço onde podes ser empreendedor e dares-te ao trabalho, em vez de apenas responderes a anúncios de sites de emprego (o que também poderás fazer naquele espaço).
Juntando motivação, conhecimento, um bom CV e um Linkedin saciado, somos armas letais para com o mercado de trabalho.
Fica a dica! 

Nenhum comentário: