Powered By Blogger

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Valentim, o santo.

Imagem relacionada

"São Valentim é um santo reconhecido pela Igreja Católica e pelas Igrejas Orientais que dá nome ao Dia dos Namorados em muitos países, onde o celebram como Dia de São Valentim. O nome refere-se a pelo menos três santos martirizados na Roma antiga.
O imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Cláudio acreditava que os jovens, que não tivessem família, ou esposa, iam alistar-se com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimonias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Artérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro de 270.
Entretanto, desde 1969 sua data não é mais celebrada oficialmente pela Igreja Católica em função da precariedade de comprovações históricas que levam em questão até mesmo a sua existência."

Depois desta introdução Wikipédiana, eis que surge aquela data pela qual muitos casais anseiam todo o ano. 
Aquela única data em que os restaurantes enchem, há necessidade de mais uma vez se trocarem presentes, os hoteis e moteis estão esgotados, a venda de preservativos e flores batem recordes, anal deixa de ser tabu e não ter uma filha em noites de matança como esta é fixe.
Ou seja, como podem ver, tudo sinónimo de um dia religioso.
Haja dinheiro e força na verga, que o "amor" faz o resto...

Nenhum comentário: