Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Game of Thrones - um final anunciado


(fiquem descansados, sem qualquer tipo de spoilerismo)

Há coisa de 5 anos atrás, ainda nem se falava da tão famigerada série "Guerra dos Tronos", baseada na obra de George R R Martin, tive o meu primeiro contacto com esta história que mistura realidade com fantasia.
O Verão de 2010 estava tórrido, e era na piscina lá de casa que passava as minhas tardes, entre banhos de sol e mergulhos. Nessa altura, tinha acabado de ler um qualquer livro de José Rodrigues dos Santos, e procurava, pela primeira vez, algo que fugisse dos romances ou banda desenhada. 
Numa dessas tardes solarengas, naveguei na internet, e pedi que esta me sugerisse obras de fantasia que não fossem as do tipo do anel de Bilbo e viagens de Frodo e companhia (algo que eu abominava antes mesmo de sequer as ter visto). Eis então que no site do New York Times, surgia uma notícia que dava conta do projecto de adaptação ao grande ecrã de uma obra intitulada "As Crónicas de Gelo e Fogo". Estranho nome que me chamou a atenção, não tanto pelo tema em si, mas por ser uma obra cujo primeiro livro datava de 1996 e pelo aspecto curioso do seu autor.
A pergunta que me lembro de ter feito naquela altura foi: "Mas porque raio é que uma obra com tal data, só agora verá as luzes da ribalta?". No artigo do jornal online, vinha contemplada a data prevista para a emissão do episódio piloto, que aconteceria no primeiro trimestre de 2011. Fiquei no mínimo curioso...
Quase que por impulso, dei por mim a questionar a possibilidade de haver tradução da obra em português, algo que duvidava muito, sendo algo tão underground na tuga. Mas, cinco minutos depois, para meu espanto, no site da Bertrand, lá estavam eles, com capas muito pouco comuns, mas todos em versão portuguesa (10 livros em português/3 na versão original).
Posto isto, e como apanhar sol sem fazer nada não era para mim, no dia seguinte já estava na posse dos dois primeiros. Nos primeiros tempos, ainda acusava alguma vergonha de um tipo como eu estar interessado em contos para nerds...passou rápido! Os primeiros dois calhamaços duraram menos de um mês...os oito seguintes não chegaram ao Natal (todos na versão original, com capas ilustradas à mão)!
Em 2011 chega a série à Tv, e eu já a conhecia praticamente toda dos livros, o que me levou a ser uma espécie de promotor perante todos os meus amigos e conhecidos, que retorciam o nariz. Ainda assim, isso não me preocupava. Preocupava-me sim em controlar a minha ansiedade por conhecer finalmente as caras dos personagens. 
Não foi por conhecer a história quase toda, que deixei de seguir a série, bem pelo contrário.
Desde que a série estreou, até hoje, tenho sido acusado de ser um dos maiores spoilers da minha rua. O que até é verdade! Mas as pessoas querem saber mais, sempre que têm que esperar um ano e tal pela nova temporada...eu só as tento ajudar a recordar o nome das personagens...
Comparando a obra escrita e a sua adaptação ao cinema, o saldo é muito mais positivo que o normal nestes casos. Ficam sempre pormenores por contar em episódios de 50 minutos, e temporadas de 10 episódios. Mas se George Martin está ao leme, mesmo na adaptação, eu confio nele a 100%. E convinhamos, a série está muito menos complexa que os livros. A contar pelas personagens que foram cortadas...
Li esta semana, que Martin acredita que a história conheça o seu final primeiro no grande ecrã, e só depois nos livros, o que é só ingrato para pessoas como eu! 
Li também que o novo livro "The Winds of Winter", está previsto para o primeiro semestre de 2016, e que não será o último. Ora, se em média um livro é lançado de 5 em 5 anos, a série acabou, no fim de semana passado, de apanhar tudo o que foi escrito até hoje, e Martin tem perto de 70 anos...será com sorte que estas crónicas sejam finalizadas ou adaptadas! Li ainda, que algo de verdadeiramente surpreendente acontecerá com uma personagem da história, já no próximo livro e temporada. E segundo o autor "...não tem nada que ver com morte...". Eu quase que arrisco...
Posto isto, cinco anos depois e 10 livros após, sinto-me capaz de anunciar a minha tese para o final desta história.
É uma tese simples: o título é "As crónicas de gelo e fogo", o que nos leva à antítese das criaturas nórdicas que vêm com o Inverno, e aos dragões de Dayneares. Aqui está o grande âmago da história. Perspectivo um embate destes dois exércitos, um vindo de norte, outro de sul, em Westeros, desvastando tudo à sua passagem. Toda a sobrevivência se decidirá nessa grande batalha, onde criaturas gélidas imortais e uma enorme legião comandada pela última Targaryen, colocará a disputa pelo trono de ferro para segundo plano.
O factor "vitória" poderá estar então assente no que foi descoberto por Sam, quanto à única forma de eliminar as criaturas "para lá da muralha": o vidro de dragão!! Só ainda não sei ao certo a forma que o autor terá encontrado para produzir ou encontrar tal material em abundância, para munir o exército da princesa. Será nos escrementos dos dragões!???lol
Uma certeza tenho desde o primeiro dia: Tyrion, Bran, Arya e Dayneares serão as personagens centrais até ao último minuto. Cada um com o seu poder, natural ou adquirido!
Segundo George Martin, o final da história já está na sua cabeça, bem como o destino de cada personagem, faltando apenas passá-lo para o papel. 
Outra das características centrais destas crónicas, desde o primeiro livro/temporada, é a forma cruel como o autor lida com o apego dos fãs às suas personagens preferidas. Matando-as como tordos. O que lhe tem valido grandes críticas, desencadeando um ciclo de: amor, fanatismo, choque, desilusão e fúria, que desenboca sempre num: "...já não vejo mais esta merda de série". No entanto, um ano e tal é suficiente para se fazer o luto e se lamber as feridas. Martin também já avisou os fãs de que quanto mais criticam, mais ele "mata". O que tem resultado em pleno.
Em 2016, estão todos colados a isto novamente, porque afinal "valar morghulis".
Para o ano há mais, a começar pelo regresso sangrento de Varys a Porto Real...(uupppss)

Nenhum comentário: