Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Clicar no Play sff


Corria o ano de 2014, quando tive acesso, pela primeira vez, a este documentário, daqueles cheios de conspirações e verdades inconvenientes que tanto aprecio. Não tanto de teorias da conspiração mas de algo que só pela capa me fazia abrandar. No entanto, não sei bem porquê, ao longo de um ano foi sempre sendo ultrapassado por filmes e séries. Nem mesmo o alarído em seu torno, ou mesmo pela importância que o João Manzarra lhe conferiu, me fez clicar no play.
Numa viagem ao norte do país decidi vasculhar o que havia para me entreter no caminho, e eis que o único video que tinha no portátil era este documentário, de seu nome "Cowspiracy". Ali estava ele numa pasta solitária prontinho para ser consumido com toda a atenção que se exige em docs destes. 
Não tive saída, e cliquei no play.
Recuando um pouco, já referi aqui a importância deste doc na vida do Manzarra, que lhe teceu os maiores elogios, bem como a carga que transfere para quem o vê. Talvez por isto mesmo fui adiando a sua visualização...
A viagem ao norte nunca pareceu tão curta como daquela vez. Num abrir e fechar de olhos, sendo que pouco pestanejei, aquela hora e meia foram das mais marcantes (ao nível de aprendizagem) da minha vida até hoje. Primeiro porque aprendi muito, como tanto gosto. Segundo, porque reparei estar mais sensível do que nunca com coisas que antes nem me aqueciam, nem arrefeciam. Tudo o que respeita a animais...culpa do Sushi. Terceiro, porque fiquei alerta para coisas que podemos fazer para melhorar o mundo, começando por nós mesmos. Quarto, porque é daquelas coisas que devem ser vistas por todos os seres humanos, antes que seja tarde de mais. 
Não vou referir nada sobre o cariz do documentário, até porque quem tem palas nos olhos (como eu tive), quando souber do que se trata desiste antes de começar.
Deixo o trailer:


Não conto ser tão radical como o Manzarra, mas a partir daquele dia, se já tinha cuidado com o que me entra no prato, passarei a ter muito mais. E que grandes discussões produtivas já tive entre amigos às custas desta fita.
Ora, se as televisões portuguesas passassem algo deste género em vez de novelas e futebol, talvez um dia deixássemos de ser a valente merda que somos como ser humanos...
Não hesitem e carreguem no play. Depois falamos!

Nenhum comentário: