Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Esperteza vs Inteligência



Muito se tem falado de burlas em negócios online. 
Pessoas boas e pessoas más existem, e sempre existiram, em todo o lado, mas depois há os espertalhões. Esses sim, são uma minoria que se julga mais esperta que os outros.
E ser-se esperto minha gente, isso é bem diferente de se ser inteligente. Quase sempre no mau sentido.
Hoje dou-vos um exemplo de pessoas espertas cuja maldade corre nas veias, e a vida se faz a arranjar forma de contornar o sistema e prejudicar o próximo.
Há já largos anos que faço alguns negócio online, como tanta gente. Várias compras e vendas depois, hoje considero-me um ser experiente neste tipo de negócio, e dificilmente passível de engano ou burla. Mas como tudo tem uma primeira vez...sim, já fui enganado na internet, mas apenas uma vez e logo ao início. A partir desse momento, que me serviu de ensinamento para o futuro, desconfio de toda a gente até ao último minuto e não facilito nada.
Pois bem, desde do início deste ano que ando a tentar vender o meu telefone antigo via Internet. Algumas propostas depois, na sua maioria recebidas através do OLX ou Custo Justo, surgiu-me uma diferente de todas as anteriores.
A certa altura, recebi uma sms de um nº móvel desconhecido que apresentava um português arcaico, questionando-me se ainda tinha o telefone disponível e para responder para o email: maria_palomera01@hotmail.com 
Aprontei-me a responder positivamente. 
Minutos mais tarde, recebo a resposta, desta vez já em inglês, dizendo que estava extremamente interessada no telefone (sem discutir preço nem condições), afirmando ainda que ia oferecer a um sobrinho que vivia na Nigéria e estava ansioso por receber este novo presente. Continuando, referiu que o pagamento iria ser feito de imediato através do Paypal, suportando esta os custos de envio, por isso iria transferir mais 100€ para além do valor do telefone para esse efeito. (Mas, como raio sabe ela que os portes ficam em 100 euros certos?) Por isso, pedia-me o meu email associado ao Paypal para proceder ao pagamento. E assim o fiz, visto que o risco era diminuto para mim até então.
Umas horas mais tarde, recebo 2 emails do Paypal a dar conta de que a transferência no valor acordado havia sido feita, e que, como normalmente, tinha 48h para proceder ao envio do telefone para a morada da cliente, e enviar o comprovativo de envio para que o dinheiro passasse de cativo a disponível na minha conta Paypal.
Escusado será dizer que passei a manhã inteira a pensar numa forma de enviar o telefone com os portes mais baixos possíveis para poder lucrar alguns daqueles 100€. Depois deu-me um clique.
Como era possível eu ainda não ter ido à minha conta de Paypal, verificar o status da venda e do respectivo valor.
Como é óbvio, e sem grande surpresa, tinha a conta a 0s, e não havia registo algum daquela transacção. Nem moradas, nem valores, nem nomes...nada! 
Mas como confio no Paypal de olhos fechados, mediante a minha larga experiência com ele, rapidamente percebi que estava mesmo a ser alvo de burla.
Rapidamente voltei aos emails que tinha recebido do suposto Paypal, e analisei-os minuciosamente. E mais uma vez, se não fosse a minha experiência passada, iria mesmo ser enganado, pois comecei por reparar que o tipo de letra não era o normal enviado pelo Paypal, as cores idem, e reparei ainda com mais atenção que as imagens do cabeçalho e rodapé estavam ligeiramente desfocadas. O que era impossível segundo o padrão elevadíssimo de qualidade desta plataforma mundial de pagamentos/recebimentos online.
Depois disto, deixei passar um dia, e qual não foi o meu espanto que deveria estar mesmo perante um burlão profissional, pois recebi exactamente a faltar 24h para o envio do telefone, um novo email do falso Paypal a alertar-me desse prazo!!
Respondi ao burlão dizendo que sabia que estava a ser enganado, e para este ir mamar na quinta pata dum cavalo...mas tudo educadamente.
Ou seja, o objectivo desta burla era a seguinte:
Fazer-me enviar o telefone e pagar do meu bolso os portes, no valor de 100€). O que teria sempre de fazer, antes de enviar o comprovativo para o Paypal, para que estes disponibilizassem o dinheiro da compra na minha conta.
Posto isto, ficava sem telemóvel, teria que gastar 100€, e depois teria que me "ir queixar ao Totta".
Depois de algum tempo a pensar sobre isto, acho incrível como existem pessoas que dão ao trabalho de criar estes complexos esquemas para lixar o próximo, em vez de utilizarem essa esperteza e profissionalismo de forma legítima em seu proveito.
Enfim...vivendo e aprendendo.

Um comentário:

Unknown disse...

Bom dia. Ainda bem que vi o seu post pois hoje mesmo recebi o seguinte SMS: "é o seu camera continua à venda ? se sim me responda a (maria_palomera01@hotmail.com)" do numero +1 (402) 951-9381. Vou responder para ver o resultado...