Antes de mais, aproveito para vos desejar um bom festejo pagão, cheio de fantasias e coisas do género.
Um pouco em jeito de conclusão do post de ontem, vou voltar a bater no ceguinho (Portugal).
Como sabemos, este governo decidiu retirar alguns dos feriados que existiam há anos. O dia de hoje foi um deles.
Como também sabemos, somos pessoas feitas de hábitos, e quando vêm mexer, de um ano para o outro, no que para nós é ponto assente, somos peritos em contornar as coisas e fazê-las voltar para nós.
Porque hoje tive necessidade de me socorrer dos serviços do Estado, tive a sensação mais clara do que se passa neste país num dia como este, e que não tinha se tivesse ficado em casa.
Antes de sair de casa, e segundo o telejornal, os bancos, correios e alguns serviços mais, estariam de portas encerradas durante o dia de hoje. Fiquei na dúvida se haveria de arriscar sair de casa, mas decidi que tinha que ser. Felizmente fui atendido (e bem atendido) num balcão que se demonstrou bastante mais calmo do que noutro dia qualquer. Durante este atendimento, fiquei a saber que aquele era um caso excepcional, porque muitos outros do género estariam encerrados. Ou seja, é uma questão de se tentar a sorte!
Como já mencionei anteriormente, este governo acabou com este feriado carnavalesco. Mas, no entanto, deixou à opção dos variados municípios estarem em funções ou não. Em alguns casos, logo à partida, existem municípios que já trazem consigo, de há alguns anos, o costume de festejar o Carnaval, mexendo isso nos objectivos comerciais da própria Câmara. Assim de repente, lembro-me do caso de Torres Vedras. Ou seja, hoje em Torres é feriado quer o governo queira ou não. Depois existem os restantes municípios, que de um ano para o outro, se lembraram que o Carnaval até faz parte da sua tradição, decidindo fazer tolerância de ponte. Como foi o caso de Lisboa.
Ora bem, tudo isto para vos dizer que em dias como este, que eram e agora já não são, ou quase são e agora não são, ou não eram e agora quase são...esqueçam!
Percebi hoje que temos um país a trabalhar a duas velocidades: Parado e devagar. O que de certeza causará muito mais transtorno aos utentes do que anteriormente.
Sejamos inteligentes, ou é ou não é feriado...parecendo que não, torna as coisas mais simples!!
Mas enfim, é o país que temos...
Nenhum comentário:
Postar um comentário