Esta semana este espaço vai ser o mais justo, óbvio e directo possível.
Justiça seja feita, esta semana renasceu como a maior intensidade de sempre uma paixão antiga por um grupo que nem todos percebem, e que mesmo eu não entendia até há bem pouco tempo. Talvez não tivesse ainda preparado para a complexidade sonora que esta banda oferece.
Quem esteve atento ao Barão nas redes sociais já sabe do que se fala: The Mars Volta!
El Paso, Estados Unidos (2001 – 2013)
The Mars Volta, foi uma banda fundada por Cedric Bixler-Zavala e Omar Rodriguez-Lopez, na cidade de El Paso, Texas, Estados Unidos, em 2001. E teve o seu fim anunciado já este ano.
São considerados pela crítica especializada uma banda de rock, com influências de punk rock, rock progressivo e música latina.
Em 2001, quando Cedric decidiu terminar o projecto At the Drive-In (o resto da banda formou Sparta), Eva Gardner juntou-se aos dois génios, o que criou o projecto The Mars Volta - um novo projecto que visava preencher os seus desejos mais criativos.
O nome que a banda utilizou para o primeiro concerto público em Anaheim, California, foi DeFacto + Eva Gardner + Jon Theodore.
Durante 2001, a banda gravou duas músicas com Alex Newport, resultando na sua primeira demo. Gravaram mais três músicas com Alex Newport, o que se tornou o álbum, "Tremulant EP", lançado no início de 2002. Tremulant era composto pelas músicas "Cut that City", "Concertina", e "Eunuch Provocateur". O EP era uma fusão de rock progressivo, salsa e música experimental.
Os anos seguintes foram uma autêntica explosão sonora que só explodiu depois do rastilho acesso em 2001.
Seguindo "Tremulant EP", The Mars Volta continuou com apresentações e troca de membros, enquanto preparavam o álbum De-Loused in the Comatorium, produzido por Rick Rubin. Enquanto, Tremulant não possuía um tema específico (excepto pela menção ao seu álbum seguinte), "De-Loused" foi um trabalho unificado de fantasia que contava a história de um viciado em drogas, em coma, na primeira pessoa.
Com a volta da tour de "De-Loused", Juan Alderete tornou-se baixista e Marcel Rodriguez-Lopez (irmão de Omar), percussionista. Iniciava-se então o trabalho para o segundo álbum em 2004.
Em 2005, a banda lançou seu segundo álbum, "Frances the Mute", inspirado no engenheiro de som Jeremy Ward. Cada faixa do álbum é inspirada nos personagens descritos num álbum encontrado no carro de Ward.
"Frances" tornou-se um hit comercial ainda maior que "De-Loused", vendendo 123.000 cópias na sua primeira semana, e estreando como o número quatro na lista de álbuns da Billboard, principalmente porque "The Widow" recebeu considerável divulgação no rádio. Críticas ao álbum variaram bastante. "L'Via L'Viaquez" foi posteriormente lançada como um single, reduzida dos seus doze minutos originais para cinco minutos.
Lançado em Setembro de 2006, "Amputechture" é o terceiro álbum de estúdio da banda, sendo gravado em Los Angeles e Melbourne, e foi produzido por Omar e misturado por Rich Costey. O álbum conta com a participação de vários artistas, como o guitarrista John Frusciante, que aparece como convidado na faixa "Asilos Magdalena".
Em Amputechture, pela primeira vez Omar e Cedric conseguiram criar um trabalho singular na sua composição.
"The Bedlam in Goliath" foi quarto álbum de estúdio da banda. Foi lançado oficialmente dia 29 de Janeiro de 2008.
"Octahedron" é o quinto álbum da banda, anunciado publicamente em 14 de Abril de 2009, sendo finalmente lançado a 22 de Junho. O álbum não conta com a presença do saxofonista Adrián Terrazas-González, nem do guitarrista Paul Hinojos após um pedido de Rodriguez-Lopez para manter o álbum num registo mais calmo e específico.
Já em 2012, e contra todos os boatos de separação da banda, é editado aquele que seria mesmo o sexto e último álbum, "Noctourniquet". Depois de uma audição mais pormenorizada deste registo, para os fãs da banda mais atentos às sonoridades deste duo maravilha, todo ele soa a despedida, contendo melodia bem mais melancólicas que os registos anteriores.
Ainda em 2012, aquando da sua passagem pelo Coliseu dos Recreios, eu fui um dos que presenciou um concerto intimista e completamente espacial e experimental A soar mesma a uma viagem na "spaceship" lisboeta, como anunciara Cedric ao entrar em palco. Foi completamente diferente do que eu tinha visto até à data, mas não foi por isso que deixou de ser fantástico. Contudo, soube a pouco porque quando a malta estava toda pelo ar, o concerto acabou....
No entanto, sinto-me um felizardo porque fui a tempo de ver esta magnifica banda ao vivo e a cores!
Após as notícias sobre uma possível pausa da banda no final de 2012, Bixler-Zavala anuncia o fim dos Mars Volta através da sua conta no Twitter, em Janeiro de 2013, revelando a falta de interesse entre os companheiros de banda e a sua dedicação ao projecto Bosnian Rainbows.
Fica para a história:
Talvez um dia voltem em força...espera este Barão.
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