Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Este não é um blog de viagens

Resultado de imagem para peru e chile

Definitivamente, este não é uma blog de viagens, mas pode parecer à vista desarmada.
Existe uma afirmação que trago comigo de há um tempo para cá. Funciona como a minha âncora, cada vez que tendo a ser um indivíduo preconceituoso.
"Quem não sabe é como quem não vê"
Destruidora de assertividades desconhecidas, e verdades absolutas, este é um pensamento perfeito para caber na algibeira de cada um de nós. Imaginem-na como uma App de fácil uso.
No Portugal do pequeninos, nós leigos, somos instruídos de que a América do Sul é um conjunto de países de fortes tradições, descoberto por europeus que os ensinaram a ser civilizados, mas que vivem na base da corrupção, da máfia, do contrabando, da criminalidade...pois bem, acredito que muito disto que nos vendem é verdade. Mas nós comemos até encher a barriga.
De "barriga cheia" fiz a minha primeira incursão a este tal continente assombrado. Cheio de bichos ruins na cabeça.
Peru e Chile, mais concretamente Lima e Santiago, foram os destinos, e digo-vos uma coisa: não sei se foi boa ou má escolha, o que é certo é que ainda não consigo elevar o queixo para o seu devido lugar.
Somos óptimos em comparações. Adoro o meu país, sendo que o tenho como bastante civilizado. 
Mas meu caros, estas cidades sobem a outro patamar.
Lima consegue conciliar a evolução com o tradicionalismo e os costumes. Santiago, bem Santiago é impressionante em termos de modernismo e evolução.
Em Lima o comércio é um vírus instalado em toda a cidade. Nunca tinha visto tanta loja de tanta coisa. O trânsito é infernal.
Santiago, cidade rodeada de montanhas, apresenta-nos edifícios a tocar o céu, um ordenamento do território minucioso e astuto, e um cluster de serviços impressionante.
Em ambas, lixo no chão é coisa que não existe, ao contrário do aprumo das zonas verdes. 
Os salários mínimos não são tão elevados como os nossos, mas constato qualidade de vida. Ter pouco e ser feliz, é o que vejo por aqui.

Ainda tenho a marca da luva branca que me bofeteou a cara. 
Ainda estou boquiaberto.
Estou completamente apaixonado.

Este post podia chamar-se: 
"Viajar é a única coisa na qual gastas dinheiro, mas ficas mais rico" 

Nenhum comentário: