Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Try to!!


Ainda estou em choque com a notícia que passou em todos os meios de comunicação e que davam como causadora de cancro, as carnes vermelhas e as carnes processadas. Estou boquiaberto! Não pelo teor da notícia, mas pelo timing da mesma. 
Apenas em 2015, em Portugal, os media lançam uma notícia que já deveria constar do senso comum das pessoas há vários anos. 
Qual é a novidade?
Encharcamos a nossa cabeça diariamente pela desinformação que é vomitada pelos meios de informação, e depois não nos podemos admirar de continuarmos na cauda do mundo.
Este é um tema quente para mim, e já várias discussões tive acerca do mesmo que duraram horas e que não levaram a nada: consciencialização! 
É escusado tentar explicar coisas como esta, porque somos mentes fechadas e conservadoras, banhadas em vícios e prazeres.
Aqui reside a grande questão em torno desta coisa da carne. É que nós não no alimentamos apenas por necessidade de sobreviver, muito mais pomos alimentos à boca para retirarmos deles, apenas prazer. 
As pessoas comem cada vez mais pelo prazer do que estão a comer e não pela sua saúde ou subsistência. Enquanto assim for não há solução porque a cabeça não raciocina.
Não me quero alongar neste tema porque estariam aqui até amanhã a ler e eu a escrever. Apenas quero dar o meu testemunho.
Neste momento, sou uma tentativa de vegan. Não o sou totalmente porque ainda não tenho a informação nutricional necessária para ter uma dieta saudável, e tenho medo de estar a cometer erros. Por isso, e só por isso, continuo a comer peixe e produtos derivados do animal. Olho para isto como uma preparação e um projecto a curto-prazo.
Há cerca de 3 meses, depois de me consciencializar e informar em relação ao tema, deixei que o choque e a indignação entrasse na minha dieta. A partir de então reduzi cerca de 90% o meu consumo de carne, e em que os 10% que consumo, de forma esporádica, são carnes brancas, e apenas as consumo quando não tenho alternativas sem ser a de passar fome, e isso também não faz sentido.
Sempre fui habituado a devorar todo o tipo de carne, de toda a forma e feitio. Hoje, à distância de 3 meses e horas de informação, aboli quase por completo a carne da minha alimentação, e o sentimento de culpa desapareceu e foi substituído por uma consciência muito mais tranquila. Sinto que estou a fazer a minha parte.
Sempre pratiquei desporto de alta competição e continuo a praticá-lo, mas agora de forma recreativa e prazerosa. Tinha medo que esta mudança viesse piorar o meu rendimento, mas pelo contrário melhorou. É incrível como me sinto mais leve e mais apto. O meu corpo parece que desejava isto há muito tempo e demonstrava saturação de tanta carne. Fisicamente estou como nunca estive antes!
Um dos factores que mais influenciou esta mudança foi o cão que tenho a viver comigo e que me faz ganhar todos os dias. Os animais são seres incríveis, então porque temos que continuar a comê-los?
Outra das coisas que me vi obrigado a deixar de consumir foi leite, embora desta vez por motivos de saúde, por ser intolerante à lactose. Outro dos factores que melhorou em muito a minha qualidade de vida.


Porque razão seremos os únicos a beber toda a vida leite, que ainda por cima não é o da nossa mãe? É apenas vitamina para vitelas.

Este post não serve para tomar partidos de nada, apenas apela à consciência de cada um de nós. Será que faz sentido continuar? 
Informem-se, leiam e vejam. E eventualmente, experimentem mudar, nem que seja só porque sim.
  

Nenhum comentário: