Powered By Blogger

terça-feira, 2 de junho de 2015

Caos



Ultimamente tenho revisitado muito do que a 7ª arte nos ofereceu, principalmente nos anos 80. Época de ouro em Hollywood, onde os argumentistas estavam inspirados, os produtores ligados a catalizadores, e os actores brotavam das árvores. Sem dúvida, foi nesta época da galinha dos ovos de ouro em LA, que as referências que temos hoje começaram a fazer carreiras milionárias. Alguns, reformados ou esquecidos, ainda hoje vivem "daquele" filme que fizeram um dia.
A azáfama e a criatividade eram tantas para aqueles lados, que consegui encontrar um ponto comum a quase todas as películas nascidas em 80 (excepto a minha).
Assim de repente, lembro-me do Cyborg, Mad Max, Blade Runner, Star Wars, Extreminador Implacável, Batman, Caça Fantasmas, Regresso ao Futuro, Die Hard, Robocop, Indiana Jones, The Outsiders...e muitos, muitos outros que detinham um dominador comum que parecia estar na moda das gentes de Hollywood:  o CAOS!
Todos os filmes que mencionei acima, para além de terem marcado uma era no cinema (nem sempre baseada na qualidade), bebiam da desgraça, do infortúnio, da loucura, delinquência, criminalidade, cultura punk, violência, sujidade, aspectos desleixados, irreverência, rebeldia...
Não sei o que se passava na cabeça de quem escrevia estas longas-metragens, não sei se ambicionavam ansiosamente por saberem do que o futuro seria feito, o que é certo mais uma vez é que criaram uma legião de fãs por todo o mundo até aos dias de hoje. A ordem era um requisito completamente fora deste contexto, e isso repercutiu-se na música, na moda, e em todas as artes daquela época. O gritante, o chocante e o fora da linha eram a "cena".
É com alguma nostalgia que vos escrevo este post, visto estar a recordar filmes que marcaram a minha infância e a minha vida, contribuindo também para aquilo que sou hoje. 
Há mesmo quem diga que "a ordem é um caos controlado". Não é por acaso que os flash-backs e os remakes, estão mais em voga do que nunca... 
Esperemos que se perca o controle um destes dias, para o bem de todos!

Nenhum comentário: