Para os menos atentos, há pouco mais de uma semana, o glorioso homenageou-me (a mim Cosme) com a inauguração de um museu com o meu nome.
Ao que parece, foi finalmente inaugurado o Museu do Benfica, justa e apropriadamente chamado Museu Cosme Damião. Trata-se de uma obra de vulto que o actual Presidente do clube tinha prometido para o mandato anterior. Trata-se de uma obra que a história e a memória benfiquista pedia há décadas.
Realmente, sendo o meu clube um histórico do futebol mundial, carecia e estranhava-se a falta de um santuário que fosse perpetuando os feitos e conquistas do nosso emblema. Mas este espaço surge agora como uma resposta a isto e muitíssimo mais...
Criado com o objectivo de se tornar num "produto cultural de excelência", a alta fasquia é assumida pelo curador do museu, Luís Lapão, que descreve o espaço como uma aposta na "diversidade e na heterogeneidade" para que possa cativar "não só os benfiquistas, mas o público em geral".
O Benfica quer proporcionar aos visitantes do museu um espaço que está muito focado no conhecimento e na emoção, para que possa proporcionar ao visitante "uma experiência diferente".
"Qualquer cidadão, sendo adepto do desporto, sendo adepto do Benfica ou não, vai sair satisfeito", garante o curador.
Num edifício com três pisos, onde estão expostos 29 mil objectos, cruza-se a história do clube com Lisboa e o próprio país, sublinhando que a ideia, que partiu do presidente do clube, Luís Filipe Vieira, passou de projecto a realidade em um ano e três meses.
Este peculiar museu multimédia, sendo apenas o 3º em todo o mundo, no espaço de 2 semanas já recebeu mais de 5000 visitantes. Número que se espera triplicar com a chegada de milhares de benfiquistas emigrantes neste mês de Agosto.
Fica um cheirinho sobre este espaço mágico:
Sinto-me ainda um pouco emocionado com esta homenagem e por isso ainda não tive coragem de visitar este museu, mas com certeza que o farei muito brevemente na companhia do meu querido amigo Barão!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário