Depois da pausa de fim de semana, regresso hoje com o que de melhor o nosso país nos pode dar. Ou seja. mais uma daquelas barracas típicas do Portugal dos "pequeninos" e mafiosos.
Com alguma regularidade vou à caixa do correio despejar as toneladas de publicidade que lá se amontoam em apenas 24h. No meio de tanto lixo, reparo na existência de uma carta toda cheia de pinta (que deve ter custado uma pipa de massa na tipografia) que no cabeçalho dizia: Paróquia do Parque das Nações.
"Olha, querem ver que vou ser convidado para a festa de inauguração da nova igreja da freguesia?" Ta bem...
Cheio de curiosidade apressei o passo até casa, para poder satisfazer todo esse sentimento que borbulhava em mim, e cujo meu primeiro pensamento fazia de mim uma pessoa famosa!
Abri o envelope e comecei a ler a carta.
Na introdução, apresentava aquela que seria a nova Igreja dos Navegantes (aqui mesmo ao lado de casa), o nome do padre residente, que iria ser, a par da nova igreja da Fátima, a mais moderna e sofisticada, e iria conter: local de culto, salão paroquial, centro pastoral, sede de escuteiros, residência paroquial, capelas mortuárias, cinemas, continente, McDonalds, Zara...(vá, estas últimas já não contam). Ou melhor, uma obra gigantesca que eu fui acompanhando desde o inicio deste ano, quando começou, muito por culpa dos passeios com o Sushi, e que está prevista finalizar no segundo trimestre de 2014.
No desenvolvimento, alerta-nos (fregueses, fieis ou "infiéis") para a necessidade desta obra para o bem estar social de quem aqui vive, e sensibiliza-nos para o que foi este processo desde inicio, onde explicam que: "esta grande obra só foi possível devido à solidariedade social, onde destacamos a Corrida do Oriente, o Magusto, o Arraial, ao trabalho dos voluntários e às receitas provenientes das ofertas nas missas".
Com tudo isto, parecem ter conseguido amealhar cerca de 650.000 euros, que serviu para a compra do terreno, e o restante para arrancar com a dita obra, orçamentada numa módica quantia de 3,2 milhões de euros!!!!!!!!!
Na conclusão, convidava-me, não para a inauguração, mas sim para contribuir para pagar o resto da obra, que mencionam não ter como o fazer, já que não resta mais dinheiro para amortizar o resto do empréstimo ao banco!!!!!!
Junto enviam um pequeno envelope para quem quiser fazer o seu donativo em cheque, e toda a restante informação bancária para quem o quiser fazer por transferência, ressalvando ainda que ao fazê-lo o contribuinte estará abrangido por benefícios fiscais resultantes do estatuto destes donativos em sede de IRS.
Ora bem, parece que não se aprendeu nada nestes últimos anos, e continua-se a brincar aos monopólios como se o país não tivesse na merda...
Tenho para mim, que é a Troika a virar costas e as nossas gentes de "topo" a fazerem mealheiros privados com dinheiros públicos, como sempre foi nesta nossa curta história democrática!
Mas como em Portugal os orçamentos são sempre de aba larga, nada mais seria de esperar que não isto. O pior é que vem de uma instituição que deveria dar o exemplo...
No entanto, se ficas-te sensibilizado e queres contribuir para este novo shopping religioso do Parque das Nações, deves ter toda a informação disponível algures na Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário